As condições climatéricas têm uma forte influência no comportamento dos automóveis em estrada. Chuvas fortes que criam lençóis de água e rebentamentos de condutas, ventos fortes laterais e neve acumulada, são alguns dos fatores que afetam o comportamento dos automóveis e a aderência dos pneumáticos ao piso.
O primeiro grande teste que o clima coloca ao nosso carro e à habilidade que temos para o conduzir, surge com o outono e as suas primeiras chuvas que, normalmente, inundam as estradas e levantam a gordura acumulada no piso fazendo aumentar o risco de acidente.
Para que desfrute dos melhores passeios outonais pelas fenomenais paisagens coloridas que a estação dá aos quatro cantos de Portugal, siga este guia para uma condução segura que preparamos para si.
Guia para conduzir em segurança no outono
• Conduzir com prudência
Esta deve ser sempre a sua prioridade em qualquer estação do ano, mas com a chegada do outono e de uma maior imprevisibilidade meteorológica, é importante levar este conselho ainda mais a sério.
Por isso, respeite os limites de velocidade e mantenha a distância de segurança para o veículo que circula à sua frente.
Uma condução segura no outono implica, igualmente, manter uma maior distância de segurança do que aquela que mantém no verão, uma vez que o piso molhado e/ou escorregadio aumenta a distância de travagem.
Este aumento da distância de segurança é especialmente importante quando circula atrás de um pesado, já que este último acaba por levantar uma maior quantidade de água da estrada que leva a uma diminuição da visibilidade e maior risco de acidente.
Por fim, tenha cuidado com as folhas que podem tornar o piso mais escorregadio, especialmente nas travagens e nas curvas, e tenha em mente que o ano escolar já começou e que junto das escolas podem existir crianças a atravessarem a estrada.
• Verificar o estado dos travões e dos pneus
A existência de mais obstáculos na estrada (galhos e folhas caídas, por exemplo) e a presença de água ou gelo na estrada vão colocar à prova o estado dos seus pneus e travões. Assim, de modo a precaver-se contra eventuais incidentes, verifique o estado dos pneumáticos e, em caso de desgaste ou danos, apresse-se a substituí-los.
Para além da troca, ande sempre com os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante de modo a evitar ser apanhado num lençol de água, poupar combustível e garantir maior segurança e estabilidade do carro em curva.
Outra coisa em relação aos pneus. Quando o outono chega, é importante verificar em que estado se encontra o seu pneu sobresselente. Caso este se apresente degradado e o seu carro seja um modelo Mitsubishi, vá até à secção de acessórios da marca e compre um novo.
Nota: qualquer acessório que deseje adicionar ao seu automóvel, deve ser adquirido na marca sob pena de colocar em causa a segurança do veículo.
Já no que toca aos travões, verifique o nível de óleo dos travões e tente perceber se está na hora de substituir as pastilhas. Lembre-se, os travões são essenciais em condições de piso adversas para manter uma condução segura.
• Verifique o estado do sistema de iluminação do seu automóvel
A entrada no outono significa, desde cedo, menos horas de luz solar. Isto fará com que, obrigatoriamente, acabe por utilizar mais vezes o sistema de iluminação do seu veículo. Para que isso não levante qualquer problema, é importante verificar o estado das lâmpadas e faróis do carro antes de partir para a estrada não só para ver convenientemente a estrada, mas também para que seja visto.
Lembre-se que, para além da segurança, a falta de luzes dá lugar a multa.
Para além disto, tenha cuidado com os momentos do dia em que a luz solar está baixa, pois isso pode dificultar a visibilidade.
• Limpe bem os vidros por fora e por dentro
A sujidade acumulada derivada da queda de folhas e a humidade acumulada podem diminuir de forma significativa a sua visibilidade.
Assim, quando o outono começar e para conduzir em segurança, aconselhamos a que substitua as escovas limpa-vidros dianteiras e traseiras e limpe em profundidade os vidros para que deixá-los livres de poeiras e sujidade.
• Tenha cuidado nas ultrapassagens
Ultrapassagens mal calculadas são uma das causas mais comuns de acidentes. No outono, por todas as características já enumerámos, como é o caso da chuva, do gelo, do nevoeiro e da gordura levantada pelas primeiras chuvadas, este conselho torna-se ainda mais premente para uma condução segura.
Assim, para garantir a sua segurança e a dos demais utilizadores da via, opte por ultrapassar em retas com boa visibilidade e só em caso de não se aproximarem veículos em sentido contrário (não se deixe enganar pelo espaço existente, pois o outro veículo pode circular a uma velocidade que diminua o tempo que tem para ultrapassar).