Apesar de toda a tecnologia e segurança que os automóveis têm, os mais novos têm regras especificas de transporte, nomeadamente a utilização de uma cadeira concebida especialmente para bebés e crianças.
Evolução da cadeira de bebé para automóvel
O primeiro automóvel digno desse nome surgiu em 1886, mas as primeiras cadeiras de bebé e criança para o transporte dos mais pequenos no carro só nasceram na década de 30 do século passado, altura em que a empresa Bunny Bear concebeu um banco que se apoiava nas costas do banco dianteiro desenhado especificamente para o transporte de bebés.
Depois de em 1963, de um lado e do outro do Atlântico, americanos e ingleses terem produzido novos protótipos de cadeiras para bebés, no ano seguinte, um médico e professor em segurança rodoviária chamado Bertill Aldman desenvolveram uma cadeira de bebé inspirada na forma como os astronautas viajavam para o espaço e que foi testada num automóvel.
Na década seguinte foi a vez de surgirem, respetivamente, as cadeiras de bebés no sentido oposto ao da marcha do automóvel (algo semelhante aos bancos dos comboios) e o banco elevatório que garantia às crianças um maior conforto ergonómico, já que o banco permitia que o cinto de segurança lhes assentasse melhor dado elas estarem mais elevadas.
Em 1997, dá-se uma grande revolução na segurança do transporte de crianças no automóvel com o desenvolvimento do ISOFIX, um sistema que veio padronizar e tornar mais simples os encaixes dos dispositivos de retenção para crianças através da exigência de pontos de ancoragem universais no carro e na cadeira. Este sistema veio diminuir o deslocamento da cadeira que levava a lesões na coluna e pescoço e minimizar as probabilidades de uma instalação incorreta.
Finalmente, em 2014, surgem os primeiros protótipos de cadeiras insufláveis que quando não estão em utilização podem ser guardadas como uma boia de piscina. Estas cadeiras vêm com uma bomba de enchimento incorporada que as torna operacionais em apenas 40 segundos.
O que o futuro reserva em termos de cadeiras auto é difícil de prever, mas a segurança é cada vez mais um importante requisito dos fabricantes de automóveis. Basta olharmos para a Mitsubishi para percebermos isso mesmo. Por exemplo, nos modelos Space Star e Eclipse Cross PHEV (híbrido plug-in) e no novo ASX, aos sistemas de Mitigação de Colisões Frontais (FCM), LDW (deteção da faixa de rodagem a velocidades iguais ou superiores a 65km/h) e AHB, juntam-se 7 airbags SRS que garantem uma segurança suplementar para todos os ocupantes, inclusive as crianças que viajem nas cadeiras.
Como utilizar a cadeira de bebé no carro?
Veículos como o Mitsubishi ASX ou o Mitsubishi Eclipse Cross PHEV vêm preparados para acomodar uma cadeira de bebé/criança no seu interior, mas não qualquer cadeira.
1º passo
A primeira coisa de que nos devemos certificar antes de colocarmos a cadeira no carro é verificar se a mesma está certificada, isto é, se o sistema de retenção infantil (SRI) está homologado pelo Regulamento ECE R44/04 (para cadeiras sem Isofix) e Regulamento UN R129 (para cadeiras i-Size com Isofix) garantindo, deste modo, que a cadeira passou em todos os testes de segurança e resistência exigidos.
Como poderá comprovar, a etiqueta onde constam os dados da certificação contém ainda informação sobre de que tipo de cadeira (universal/semi-universal/específica) se trata, qual o intervalo de peso e estatura a que se destina e o tipo de instalação.
2º passo
Depois de escolhida a cadeira em função da idade e estatura do bebé/criança, é altura de a colocarmos no seu devido lugar.
O mais indicado, aliás, recomendado pelos fabricantes de automóveis e entidades oficiais, é para que coloquemos a cadeira em sentido inverso à direção do carro, o mais tardar, até aos quatro anos de idade, de forma a proteger o pescoço dos bebés/crianças pequenas.
Nesta situação, é importante que a cadeira seja ajustada para que o ocupante esteja em posição reclinada. Caso coloque a cadeira no banco da frente, não recomendado, é importante desligar os airbags.
3º passo
Quando partimos para a fixação da cadeira ao banco, o encosto desta deve ficar num ângulo nunca superior a 45º graus.
4º passo
Para que durante a viagem a criança ou o bebé estejam seguros e confortáveis, as correias da cadeira devem ser bem ajustadas antes de iniciar a marcha. Para garantir que as correias estão bem apertadas, segure a correia por baixo com dois dedos.
5º passo
Antes de dar início à viagem, prenda a cadeira com os cintos de segurança sendo que a correia transversal deve fixar a parte inferior do berço e a diagonal passar por trás das suas costas.
Nunca deixar uma folga superior a 2 centímetros no cinto.
Seguindo estes passos, está pronto a arrancar com a garantia de que os mais pequenos vão viajar com segurança e conforto. Se assim não for, estará a incorrer numa contraordenação grave que é punível com coimas que variam entre 120 e 600 euros por cada criança que transporte sem SRI.