Quando rodamos a chave da ignição ou, nos carros mais modernos, premimos o botão de start, um mundo de luzes ilumina o painel de instrumentos que se esconde por detrás do volante. Muitas apagam-se logo de seguida, enquanto outras mantêm-se teimosamente acesas parecendo indicar algo, mas o quê?
Especialmente para os novatos na arte da condução ou para aqueles que adquirem um carro novo, decifrar o que as luzes do painel significam pode ser uma tarefa complicada, principalmente se não ler este artigo até ao fim.
O que significam as luzes do painel?
O carro comunica connosco. Não, não é uma imagem retirada de um qualquer filme ou série televisiva, na verdade o carro está equipado com sistemas e sensores que nos informam sobre coisas tão distintas como falta de óleo, falta de combustível, temperatura ou problemas mecânicos.
Essa forma de comunicação acontece, habitualmente, através das luzes do painel. Como já deve ter reparado, estas luzes assumem, tais como os semáforos, diferentes cores. E estas têm um significado:
• Vermelhas: quando se acende uma luz vermelha no painel, isto quer dizer que se trata de um problema grave num dos sistemas do automóvel. Sempre que este tipo de luz acende, é importante parar imediatamente o carro e chamar um mecânico ou a assistência em viagem;
• Amarelas: esta cor indica que um sistema da viatura está a falhar. Em função do tipo de sistema e de falha, poderá ser necessário recorrer a um mecânico para resolver o problema;
• Verdes/Azuis/Brancas: luzes de cor verde, azul ou branca não representam, por norma, qualquer avaria sendo somente informativas sobre a utilização de algum instrumento (piscas, por exemplo).
Estas luzes do painel acendem por cima de símbolos indicando em que sistema se está a detetar alguma falha ou anomalia. Entre os mais comuns encontram-se:
1 – Sistema de Controlo de Emissões
Por norma, este sinal em forma de torneira acende-se quando rodamos a chave na ignição e apaga-se logo que iniciemos a nossa marcha. O problema surge quando isto não acontece, ou seja, quando a luz não apaga.
Nestes casos, isto indica uma avaria grave no sistema de controlo de emissões. Se a luz estiver a piscar, isso indica um problema ainda mais grave que poderá pôr em risco o catalisador. Quando isto sucede, é necessário levar o carro a uma oficina o mais rapidamente possível.
2 – Resistência/ignição
Este símbolo, também conhecido como a luz da resistência, está relacionado com o pré-aquecimento das velas nos carros a combustão interna a gasóleo. É normal acender durante a ignição, mas tal como o sistema de controlo de emissões, se não se apagar durante a marcha é sinal de que o automóvel está com problemas no pré-aquecimento.
3 – Nível do óleo
Sempre que este ícone de lamparina se acende é sinal que tem um problema com o óleo do motor (falta de pressão ou nível baixo). Se a luz for amarela será um problema não muito grave provavelmente ligado a falta de óleo, mas se acender em vermelho será importante dirigir-se a uma oficina.
4 – Temperatura
Um símbolo de termómetro com luz vermelha é sempre sinal de calor e este não foge à regra. Quando o símbolo de temperatura do motor acende em vermelho, isto significa que o carro estará a experimentar problemas no sistema de refrigeração seja por falta de líquido refrigerante, problemas no radiador ou sensores avariados.
Em muitos casos, o problema resolve-se com líquido refrigerante, mas se tal não resultar é importante parar imediatamente o carro antes que o motor se estrague.
5 – Bateria
Se o símbolo de bateria acender no vermelho é sinal de que a bateria não está a carregar como deveria por problemas no alternador ou que está na altura de trocar de bateria.
Outros símbolos além das luzes do painel a ter em atenção
Para além destes cinco sinais, é fundamental não obliterar o símbolo da chave de fendas no painel, indicador de que deve fazer a revisão do seu automóvel o quanto antes; do símbolo do ponto de exclamação vermelho, indicador de que tem o travão de mão acionado; do símbolo de portas abertas, indicador de que uma ou mais portas estão mal fechadas; e o famoso símbolo de posto de combustível, indicador de que o combustível entrou na reserva e que necessita de reabastecer.
Com o desenvolvimento tecnológico, a visualização da informação que o painel de instrumentos nos oferece tornou-se mais completa, intuitiva e digital. Prova disso mesmo são os novos modelos Mitsubishi Space Star, Eclipse Cross PHEV (híbrido plug-in) e ASX que vêm equipados com um painel de instrumentos de elevado contraste que nos fornece uma visão mais nítida e imediata sobre qualquer informação que nele surge.
Assente numa superfície com padrão carbono, este sistema de alerta no painel do carro moderno e intuitivo apresenta, além do velocímetro e conta-rotações, um ecrã multi-informações que nos fornece todos os dados úteis sobre a viagem e avisos sobre qualquer problema que possa surgir nos sistemas do automóvel.