Saiba como verificar o nível de óleo do motor

Mudan'ca de óleo

A manutenção regular e as inspeções periódicas são excelentes formas de ajudar a preservar a integridade do seu automóvel e a prolongar a sua vida útil. Trocar os pneus, substituir os filtros de ar e combustível ou mudar a correia dentro dos prazos definidos pelo fabricante são algumas das práticas mais importantes, visto serem fundamentais para o bom funcionamento do veículo.

Para além destas, é ainda de extrema importância verificar e trocar o óleo do motor, uma vez que se circular com um baixo nível de óleo, estará a gastar mais combustível e também a diminuir o atrito entre as peças metálicas, ajudando no arrefecimento do motor, mantendo-o à temperatura ideal.

Hoje iremos falar especialmente no óleo do motor, mais especificamente na forma de verificar o nível de óleo do motor da forma mais correta e segura para si e para o seu automóvel.

Como verificar o nível de óleo do motor?

Os carros são fabricados de modo a que seja fácil e acessível verificar o nível do óleo do motor. Se, nos modelos mais antigos, a informação sobre o nível do óleo só é obtida mediante um aviso no painel de instrumentos, nos modelos mais recentes esses avisos e monitorização são mais intuitivos e digitais.

Por exemplo, quando adquirimos um dos novos modelos Mitsubishi Space Star, Eclipse Cross PHEV ou ASX, vamos encontrar, abaixo do velocímetro, um ecrã multi-informações que nos vai fornecer todos os dados úteis sobre o carro e a viagem que nos propomos fazer, incluindo os níveis de óleo do motor.

Independentemente deste tipo de ajuda, se ainda assim quer verificar in loco o nível de óleo do motor, tome nota destes cinco passos:

1º Passo: a primeira coisa a fazer para verificar o nível de óleo do motor é estacionar o seu carro numa superfície horizontal plana para que a leitura seja o mais fiável possível.

2º Passo: com o carro estacionado numa superfície plana, desligue o motor e espere cerca de 10/15 minutos para que o óleo esfrie e estabilize no cárter.

3º Passo: quando o carro já arrefeceu e o óleo estabilizou, retire a vareta do óleo (por norma amarela) e limpe-a com o auxílio de um pano limpo e de cor branca.

4º Passo: torne a inserir a vareta do óleo no depósito até ao fundo, espere uns momentos e, de seguida, retire-a gentilmente.

5º Passo: depois de retirar suavemente a vareta, atente na marca que o óleo deixou na mesma. Esta marca indicará o nível do óleo no motor e deverá estar situada entre o indicador de mínimo e o indicador de máximo. De sublinhar que determinadas marcas de carros adicionam ainda marcas de frio e quente à vareta, permitindo-lhe saber qual a lubrificação existente quando o motor está, respetivamente, frio e quente.

Nota: o momento do dia mais indicado para proceder à verificação do nível do óleo do motor é a manhã, altura em que o motor se encontra completamente frio e o óleo completamente estabilizado.

Quando e como mudar o óleo do carro?

Caso o símbolo com a lamparina de óleo acenda no seu painel de instrumentos, é sinal de que o seu carro está a experienciar problemas de lubrificação que se podem dever a baixos níveis de óleo do motor, mas não só. Se este sinal vier acompanhado do símbolo da chave de fendas ligado, poderá estar na altura de mudar o óleo e o respetivo filtro.

Assim, caso verifique que o nível do óleo do motor é baixo, há duas coisas que poderá fazer: adicionar óleo ou, preferencialmente, proceder à revisão e troca do filtro e óleo. De sublinhar que, com a utilização do automóvel, o filtro vai retendo impurezas. Quando um grande volume de impurezas se acumula, o fluxo de óleo para o motor diminui, podendo colocar o motor em risco.

Este é um trabalho que pode ser feito por si em casa, mas o ideal é levar o seu automóvel à oficina. De relembrar que a mudança de óleo e do respetivo filtro deverá ser realizada de 20 em 20 mil km ou uma vez por ano.

Nota: se decidir acrescentar de forma a mudar o nível de óleo do motor, utilize o mesmo tipo de óleo que usou e que este seja, preferencialmente, o lubrificante recomendado pelo fabricante. De notar ainda que deverá proceder à mudança enquanto o óleo está quente de modo a garantir que este sai todo.

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados