Como transportar as pranchas de surf no carro?

Barras de tejadilho Eclipse Cross PHEV

Quando o tempo está favorável e as ondas têm a ondulação perfeita, estão reunidas as condições ideais para os surfistas aproveitarem para pegar nas suas pranchas e conduzirem até à praia mais próxima para uma sessão de surf.

No entanto, antes disso, importa perceber como transportar corretamente a prancha de surf de acordo com as regras estipuladas pelo artigo 56 do Código da Estrada, de modo a garantir a segurança rodoviária para todos os utentes da via e para evitar coimas que variam entre os 120€ e os 600€.

Por isso, para que possa desfrutar ao máximo das suas sessões de surf sem preocupações, ao longo das próximas linhas vamos não só explicar-lhe como a transportar no carro de forma correta e segura, mas também perceber o que nos diz este artigo do Código da Estrada acerca da acomodação de objetos.

Comecemos por esta última.

O que nos diz o Código da Estrada sobre a acomodação da carga no carro?

De acordo com o artigo 56º do Código da Estrada, a carga deve:

– Estar acondicionada de forma a assegurar o equilíbrio do carro (parado ou em marcha);

– Estar devidamente acondicionada de modo a não oscilar, criar instabilidade na viatura ou cair sobre a via;

– Não diminuir o raio de visão do condutor e/ou prejudicar a visibilidade das luzes e matrícula;

– Não pode ser arrastada pela via e/ou ultrapassar o perímetro do veículo;

– Carga e viatura, em conjunto, não podem ultrapassar os 4 metros de altura a contar do solo.

Como referimos anteriormente, caso não cumpra com estas disposições, poderá ter de pagar  uma coima de 120 a 600 euros. E poderá, até,  ser ordenada a imobilização da viatura ou a sua deslocação para uma zona mais apropriada.

Sabendo agora o que devemos cumprir, é então tempo de lhe explicar como transportar a sua prancha de surf no carro.

Como transportar uma prancha de surf no carro?

Existem duas formas de transportar uma prancha de surf no carro de forma segura: nas barras do tejadilho fixas ou nas temporárias.

1 – Transportar a prancha nas barras do tejadilho fixas

Desde que, em 2012, o Garret McNamara surfou a onde gigante da Nazaré, Portugal começou a ser reconhecido internacionalmente pelas suas condições excecionais de surf, atraindo  assim surfistas de todo o mundo para treinar e competir nos circuitos internacionais. Criou-se então uma enorme comunidade de surf e aumentou o interesse  de como fazer o transporte das pranchas de surf até à praia.

Em parceria com o João Kopke, Vice-Campeão Europeu de surf em 2012, a Mitsubishi desenvolveu o novo Mitsubishi Eclipse Cross PHEV  Swell Edition, um SUV que combina desempenho, estilo e aventura todo o terreno. Tudo o que precisa para as sessões de surf.

Além das barras de tejadilho, para que possa acondicionar a sua prancha de surf em segurança, irá também necessitar de protetores de barras e cintas de amarração.

O primeiro passo a dar é colocar os protetores de esponja nas barras do tejadilho e, de seguida, colocar a prancha de surf com o nariz para a frente e para baixo de forma centrada. Para facilitar este processo, o novo Mitsubishi Eclipse Cross PHEV Swell tem incorporado estribos laterais e um degrau metálico junto às portas laterais, que permite alcançar as barras de tejadilho de forma mais cómoda e em segurança.

Após a colocação da prancha no topo do carro, é altura de a prender às barras com as cintas. Para o fazer  da forma correta, passe uma cinta por cima do nariz da prancha de surf e, em seguida, faça-a passar por debaixo da barra de tejadilho. Repita o processo e una as duas extremidades com força.

Caso sobre um pouco de cinta, poderá dar um nó à volta da barra do tejadilho. Para prender a cauda da prancha, repita este procedimento com a outra cinta e com a ajuda dos estribos laterais.

Apesar de a prancha ter de ficar bem presa, é importante que as cintas não fiquem demasiado apertadas para que não danifiquem a prancha de surf.

2 – Transportar a prancha de surf no tejadilho com suportes temporários

Uma outra opção, menos prática, é usar racks de surf, umas barras de tejadilho temporárias, onde as pranchas ficam presas com uma cinta por dentro do teto interior do carro em vez de por baixo das barras de tejadilho. Uma forma menos prática porque, desta forma, é mais difícil alcançar o topo do carro devido à falta de estribos laterais.

<H2> Posso transportar a prancha de surf dentro do carro? </H2>

Não. De acordo também com o artigo 56 do Código da Estrada, as pranchas de surf não devem ser transportadas dentro do carro devido a riscos como a redução da visibilidade do condutor e risco de oscilação dentro do carro, comprometendo assim uma condução segura.

No entanto, pode aproveitar a espaçosa mala do Mitsubishi Eclipse Cross PHEV  Swell Edition para guardar tapetes de borracha, fatos de surf, cera e tudo o que mais precisar para a sua prática de surf, isto porque já vem equipado de série com uma proteção de porta-bagagens para acondicionar da melhor forma todos estes itens

Agora que tem toda esta informação, está totalmente preparado(a) para ir apanhar as melhores ondas!

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados